segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bloco das 'Bikes'

Em clima de carnaval fora de época, o bloco das bicicletas se encontra na Rua Pacheco Leão, no Horto. Na concentração, os "foliões" enfeitam suas bikes, uma atração à parte, com flores, chapéus, máscaras, e bandanas. 

Os modelitos dos participantes também chamam a atenção. Saias floridas, short com estampas de bandeirinha, bolerinho de renda, lenço no cabelo e óculos retrô compõem o figurino supercolorido.

A festa em movimento, batizade de Passeio Completo, é inspirada no Cycle Chic, que nasceu em Copenhague, na Dinamarca, e foi realizada pela primeira vez no Rio há um mês, com cerca de 30 participantes. No domingo passado, rolou a segunda edição, com mais ciclistas ainda. O desfile tem hora marcada para começar, às 13h. Mas, como manda a tradição carioca, os convidados só aparecem com meia de hora de atraso. Inclusive os organizadores. O convite, em geral, é disparado através de Facebook, dias antes do evento. O próximo é daqui a três semanas.


 - É um movimento espontâneo para unir pessoas com uma afinidade em comum: o prazer de andar de bicicleta. É a tropicalização do Cycle Chic - diz Tiago Leitman, um dos organizadores do Passeio Completo.


A ideia é sair do Horto e partir em grupo até a Urca. Às 14h, Tiago sobe num banquinho e dá as diretrizes do percurso, que passa pela Rua jardim Botânico, pela Lagoa e pelo Jardim de Alah, depois segue pela orla até a Avenida Princesa Isabel e atravessa o Túnel Novo rumo à Urca. Começa o cortejo. O bloco é puxado por Julio Martin, que pedala um triciclo e leva uma caixa de som na garupa. A trilha sonora tem marchinha de carnaval, MPB, funk e hip hop. Julio improvisa uma coreografia com os braços, e o bando imita.

Logo no início do trajeto, o desfile encara uma feira na Rua Lineu de Paula Machado. Para cumpimentar os feirantes, os ciclistas acionam suas buzinas e são retribuídos com assobios. Na ciclovia, na Lagoa, algumas pessoas que pedalam sem compromisso se juntam à turma, enquanto outros abrem alas para o bloco passar. Na orla de Ipanema, surpresa com a movimentação, a banhista Claudia Soares tenta interromper o desfile:
- Vocês tem site? Como eu fico sabendo do próximo passeio?

No Arpoador, uma pausa para água de coco, cerveja e mergulho no mar. As bicicletas são colocadas em fila, na beira do calçadão, onde, ao fundo, estão a praia lotada e o Morro Dois Irmãos. Alguns participantes se rendem ao sol e ficam na areia. A pesquisadora Luiza Carvalho, que se junta ao grupo por lá, avisa que a Praia de Copacabana está bloqueada por uma procissão. Por um segundos, organizadores, nem tão organizados assim, cogitam desistir do passeio, mas decidem seguir adiante. Pedalando pela pista de dentro da orla, o Passeio Completo ultrapassa a multidão. Depois de atravessar o Túnel Novo, o cortejo chega à Urca.



  - A bicicleta faz parte da cultura do carioca. Mas as ciclovias ainda são muito precárias. Na minha opinião, a gente deveria pedalar o trajeto inteiro entre os carros, para causar mais impacto - diz a designer Júlia Rocha.

No finalzinho da brincadeira, às 17h30m, os foliões buzinam para os frequentadores do Bar da Urca, que os recebem com palmas. É o começo do fim, e alguns ciclistas já se preparam para o retorno. Outros, na mureta, aproveitam para descansar, tomar uma cerveja gelada e/ou comer um pastel, curtindo o fim de tarde.

Fonte: Jornal O Globo por Carolina Ribeiro
 

Maravilhosa a iniciativa destas pessoas, além de ser um exercício saudável, é ecologicamente correto.

O Rio de Janeiro conta com uma malha cicloviária de 140 km com paisagens lindíssimas. Aproveite!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Novidade!


Tem novidade na Beijo Carioca, e vem muito mais por aí!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

XIII Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Começou dia 20 na cidade histórica de Tiradentes o 13º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. 

Com uma proposta inédita este ano, o evento tem como protagonista as mulheres. O time de chefs tem as brasileiras Helena Rizzo, do restaurante paulistano Maní e Bel Coelho, do Dui e chefes internacionais como a holandesa Margot Janse; a espanhola Pepa Romans; a inglesa Angela Hartnett e  as francesas Reine Sammut, Rougui Dia e Adeline Grattard.

O evento terá cursos gratuitos ministrados pelas chefes convidadas.

Toda a programação no site:



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cupcake

Os mini bolos viraram mania por aqui!

Sucesso nos EUA, os cupcakes que apareciam toda hora no seriado Sex and the City viraram uma febre também no Brasil. Esses mini bolinhos que passaram a se chamar cupcakes quando foram importados para os EUA nasceram mesmo no Reino Unido e eram conhecidos como Fairy Cakes, bolo das fadas.

Chegou aos EUA em meados do século XIX, e foram chamados de cup "measure" ou "number" cake, porque todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), ao invés de pesados, como era o costume naquela época.

Esse tipo de medição foi considerado revolucionário.

Hoje, estão tão populares que viraram a atração principal em aniversários, casamentos e chás de bebê, além de serem uma charmosa opção de presente.

Na Beijo Carioca, você encontra os fofíssimos cupcakes nos sabores:

Morango
Nutella
Chocolate
Doce de Leite
Framboesa
Brigadeiro
Limão

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Le Pousset Café - Paris




Acredite se quiser...

Em Paris existe um café especialmente criado para mamães e seus filhotes. 

O Le Poussette Café tem um menu tradicional com cafés, chás, chocolates, tortas e sanduíches. O diferencial é o menu para o bebê.

O site é fofíssimo, vale conferir!
http://www.lepoussettecafe.com/

domingo, 15 de agosto de 2010

Macaron - O biscoitinho com séculos de história


O famoso macaron é uma especialidade francesa derivada do merengue, mistura de amêndoas, açúcar e claras de ovo.

A versão mais conhecida sobre a sua origem garante que foram criados na Itália, mais precisamente em Veneza, pelos cozinheiros da corte de Catarina de Médicis.

Macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina.

As irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy, foram as primeiras a fazer os biscoitinhos na França. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos.

Servido como um pequeno biscoito fino, o macaron recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines, da famosa Ladurée, de Paris, uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.

Na Beijo Carioca, você encontra macaron de diversos e deliciosos sabores.

Impossível não gostar!

A nossa cara!


Nós somos uma charmosa cafeteria e sorveteria localizada a alguns metros da praia de Copacabana, no coração do posto 6.
 
Nosso cardápio?!
 
Deliciosos sorvetes, banana split, profiteroles, brigadeiro, brownie, quindim e cupcakes.
 
Quiches, folhados, tortinhas e o tradicional biju de tapioca completam o mix de sugestões salgadas.
 
Sucos, boas opções de cerveja, além da possibilidade de uma refrescante taça de Chandon.


Rua Francisco Otaviano, 20 Loja F - Copacabana - RJ
Tel: (21) 2513.1070
Horário de funcionamento: 
De terça a domingo - 10:00 as 19:00 hrs.